Topo

Não aguenta mais telemarketing? Estas dicas vão barrar o spam telefônico

Ligações podem ser bloqueadas no celular - Getty Images
Ligações podem ser bloqueadas no celular Imagem: Getty Images

Abinoan Santiago*

Colaboração para Tilt, em Florianópolis

23/02/2022 04h00Atualizada em 23/02/2022 15h54

Se você está cansado de receber diversas ligações de telemarketing por dia, saiba que não está sozinho. Uma postagem nas redes sociais viralizou nos últimos dias por trazer exatamente essa questão à tona.

"Não é um absurdo que o assédio das empresas de telemarketing nos faça perder ligações importantes, porque somos obrigados a deixar o celular no silencioso para todas as chamadas", escreveu a jornalista Nayara Felizardo.

A postagem contabilizada mais de 120 mil interações, entre respostas, compartilhamentos e curtidas. Muitos internautas relataram que também enfrentam o problema diariamente.

De fato, o brasileiro sofre com as empresas de telemarketing. O país lidera o ranking mundial de ligações indesejadas. Além disso, somente na plataforma "Não me Perturbe" são 9,55 milhões de números de telefones cadastrados pela população para não receber chamadas, segundo levantamento da Conexis. A entidade é a que representa as maiores operadoras de telefonia móvel do país.

O site "Não me Perturbe" é uma iniciativa, criada em 2019, que possibilita ao usuário a chance de bloquear algum número de telemarketing indesejado. É gratuito e não precisa instalar qualquer aplicativo no celular ou computador.

Não conhece a plataforma? Tilt ensina como fazer para bloquear algum número de chamada.

1 - Dando 'block' no número

- Acesse o site do Não me Perturbe (https://www.naomeperturbe.com.br/);
Site 'Não me Perturbe' - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução
- Na página inicial, utilize o formulário ou clique em cadastrar ou login (caso seja usuário);
Site 'Não me Perturbe' - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

- Realize o Login ou se Cadastre. Após o preenchimento do formulário, será necessário realizar a validação do e-mail ou telefone de cadastro;

- Na tela de bloqueio, coloque o seu número de telefone, marque as empresas as quais não deseja receber chamadas de telemarketing e clique em Cadastrar telefone;
Por fim, clique em validar bloqueio para o número ser impedido de ligar para você.
Site 'Não me Perturbe' - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

2 - Bloqueie números específicos no celular

O próprio celular dispõe jeitos para bloquear os números indesejados. Ao receber uma ligação de um mesmo número com frequência, selecione-o e vá nas configurações da chamada (funciona para Android e iPhone).

Procure agora a opção "Bloquear este chamador" ou "Bloquear/desbloquear número". Uma vez selecionado, o celular vai impedir que esse contato continue ligando para você.

3 - Bloqueie números desconhecidos em geral

A função, também presente no Android e iPhone, bloqueia todo contato que não está em sua agenda, sem diferenciar se é ou não de telemarketing. É bom saber disso.

Caso queira ativá-la, siga os seguintes passos

No iPhone

  1. Entre em "Ajustes";
  2. Encontre a opção "Telefone";
  3. Vá no item "Silenciar Desconhecidos" e ative a opção.

No Android

  1. Vá em "Ligações"
  2. Depois, dentro da opção Ligações, procure por "Configurações".
  3. Aparecerá a função "Números bloqueados". Ao clicar nela, surgirá uma tela com a opção de adicionar números recentes do seu histórico de chamadas ou manualmente.

É bom lembrar que também existem aplicativos que fazem esse serviço de bloqueio. A vantagem é que alguns conseguem identificar quem liga, mesmo que o contato não esteja salvo na agenda.

A dica é usar apenas aplicativos de lojas oficiais e baixar somente depois de pesquisar sobre a sua reputação na plataforma. Uma boa pedida é o Hiya, que tem nota 4.2 na Play Store (Android) e 4.5 na Apple Store (Android).

*Com informações de Bruna Souza Cruz, de Tilt, em São Paulo.

  • Veja as notícias do dia, entrevista com o senador Randolfe Rodrigues e análises de Josias de Souza e Jamil Chade no UOL News com Fabíola Cidral: